NOTÍCIAS

21-MAR-2017

21 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

21 DE MARÇO DE 2017
O CAEJ (Centro de Atendimento Especializado de Jaguaruana) realizou hoje dia 21 de Março de 2017, no CRAS, Bairro Cohab, um lindo evento voltado às crianças, adolescentes e adultos que tem Síndrome de Down.
Na oportunidade tivemos as falas da Coordenadora do CAEJ Renata Kleia e da Secretária de Educação Débora Aldyane, na qual enfatizou o apoio que o Governo Municipal de Jaguaruana vem dando as pessoas e familiares que tem Síndrome de Down. Também estiveram presentes, o Prefeito Roberto Barbosa, Primeira-dama Valéria Araújo e Secretária de Politicas Sociais Graça Araújo, o encontro contou com apresentação de um vídeo com titulo "Sou Especial, Tenho Síndrome de Down". O NASF representado pelas Enfermeiras Gabriela, Nágila Ferreira e a Nutricionista Dra. Geovania Oliveira, apresentou dicas sobre nutrição saldável.
Dentre os 365 dias do ano, o "21/03" foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo "21", que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com "3" exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.
Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o "mito" que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o "diferente".
A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 155 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.
Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você.


 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 1 dia(s)

Casa do Cidadão disponibiliza novo número de contato para atender a população!

Fique atento ao novo número de contato para atendimento e tira-dúvidas (88) 99743-0056.

#Administração Há 2 dia(s)

Setor Tributário da Prefeitura de Jaguaruana disponibiliza novo número de contato para atender a população!

Fique atento ao novo número de contato para atendimento e tira-dúvidas (88) 99743-0058.

#Saúde Há 3 dia(s)

Prefeitura de Jaguaruana convida você a participar da reinauguração do Laboratório Municipal Francisco Marques Sobrinho!

Nesta quarta-feira, 27 de Março às 16h30 no Hospital Municipal de Jaguaruana. Participe!

#Cultura Há 3 dia(s)

25 de Março, Data Mágna do Ceará!

Dia para relembrar nossa resistência e força.

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguaruana traz mais dois cursos para qualificar nossos profissionais!

Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social e realizar sua inscrição.

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

Equipe técnica da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Delegacia de Polícia Civil participa de capacitação

Sobre violência contra à mulher em razão do gênero ministrada pelo Departamento de Polícia Judiciária de Proteção aos Grupos Vulneráveis do Estado do Ceará.

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Jaguaruana institui a primeira reunião da comissão de acompanhamento dos precatórios do FUNDEF!

A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (21) no gabinete do executivo municipal.

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Jaguaruana realiza cerimônia de abertura da etapa seletiva dos Jogos Escolares do Estado do Ceará 2024!

Na quadra poliesportiva do Complexo Luiz Eudiberto de Carvalho.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito