Notícias

21 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

O CAEJ (Centro de Atendimento Especializado de Jaguaruana) realizou hoje dia 21 de Março de 2017, no CRAS, Bairro Cohab, um lindo evento voltado às crianças, adolescentes e adultos que tem Síndrome de Down.
Na oportunidade tivemos as falas da Coordenadora do CAEJ Renata Kleia e da Secretária de Educação Débora Aldyane, na qual enfatizou o apoio que o Governo Municipal de Jaguaruana vem dando as pessoas e familiares que tem Síndrome de Down. Também estiveram presentes, o Prefeito Roberto Barbosa, Primeira-dama Valéria Araújo e Secretária de Politicas Sociais Graça Araújo, o encontro contou com apresentação de um vídeo com titulo “Sou Especial, Tenho Síndrome de Down”. O NASF representado pelas Enfermeiras Gabriela, Nágila Ferreira e a Nutricionista Dra. Geovania Oliveira, apresentou dicas sobre nutrição saldável.
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.
Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.
A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 155 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.
Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você.


 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Jaguaruana

LOCALIZAÇÃO

 Praça Adolfo Francisco da Rocha, nº Nº 404 Centro

 Tel. (88) 3418.1288

 

REDES SOCIALS