Notícias

21 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

O CAEJ (Centro de Atendimento Especializado de Jaguaruana) realizou hoje dia 21 de Março de 2017, no CRAS, Bairro Cohab, um lindo evento voltado às crianças, adolescentes e adultos que tem Síndrome de Down.
Na oportunidade tivemos as falas da Coordenadora do CAEJ Renata Kleia e da Secretária de Educação Débora Aldyane, na qual enfatizou o apoio que o Governo Municipal de Jaguaruana vem dando as pessoas e familiares que tem Síndrome de Down. Também estiveram presentes, o Prefeito Roberto Barbosa, Primeira-dama Valéria Araújo e Secretária de Politicas Sociais Graça Araújo, o encontro contou com apresentação de um vídeo com titulo “Sou Especial, Tenho Síndrome de Down”. O NASF representado pelas Enfermeiras Gabriela, Nágila Ferreira e a Nutricionista Dra. Geovania Oliveira, apresentou dicas sobre nutrição saldável.
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.
Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.
A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 155 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.
Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você.


 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Jaguaruana

Localização

Praça Adolfo Francisco da Rocha, Nº 404
Centro - 62.823-000
Jaguaruana - CE

Redes Sociais