NOTÍCIAS

05-SET-2025

Ciro Zulu relata lendas de Jaguaruana em seu livro Meu Baú de Memórias!

O Papinha, a casa do Panga entre outros.

Por Luana 05/09/2025 #cultura

Sobre as lendas de Jaguaruana - Tinha também o Papinha. Um senhor que trabalhava durante o dia numa bodega e à noite ajudava a limpar o ônibus que vinha de Fortaleza. O melhor de Papinha era ele ser capaz de responder as horas sem olhar o relógio. Era só a gente vê-lo, que gritava: Papinha, que horas?. Ele nunca errou. Eu, pelo menos, nunca vi.

E quem nunca se admirou com a frente da casa do Panga? Diziam que ele se chateou, quando vizinhos copiaram a cor de suas paredes, então resolveu inovar, meio que desafiando alguém a copiar suas ideias. Acho que todo mês Panga mudava a frente da casa, numa combinação de cores que só quem viu vai entender. Foi Panga quem apresentou a arte abstrata a Jaguaruana. Estou certo disso.

Aqui eu ainda teria muitos outros para citar. Pois, como falei antes, Jaguaruana é uma terra rica de lendas. Lendas reais, diga-se de passagem. Aí me pergunto: será que um dia também serei uma lenda em minha terra? Talvez sim. E até imagino como seria um diálogo daqui a uns 100 anos:

Ei, você já ouviu falar no Ciro?

Que Ciro?

Um louco aqui de Jaguaruana que escrevia crônicas.

(Trecho retirado do livro Meu Baú de Memórias, de Ciro Zulu)

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024