Reforçamos a necessidade para a mudança de estilo de vida que pode ser primordial na prevenção da doença, como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos.
Todos os anos o câncer atinge milhares de pessoas. Neste 8 de abril reforçamos a necessidade para a mudança de estilo de vida que pode ser primordial na prevenção da doença, como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Parar de fumar (ou nem começar) é outro fator primordial na prevenção do câncer. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Se você misturar bebidas com cigarro, as chances de o câncer aparecer são maiores ainda.
E para as mulheres alguns cuidados na prevenção de:
Câncer de colo de útero - a vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o HPV e a realização periódica do exame Papanicolau são as estratégias indicadas.
Câncer de ovário - exemplos de práticas que podem ser usadas, desde que com orientação e indicação médica, são o uso de anticoncepcionais orais e as cirurgias ginecológicas (laqueadura tubária e histerectomia).
Câncer de mama - não pode ser prevenido, mas é possível diagnosticá-lo precocemente. Para isso, é recomendável que a mulher se consulte regularmente com seu ginecologista e esteja atenta a qualquer alteração nas mamas. Além disso, mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia periodicamente. Para as mais jovens, o ginecologista pode utilizar de outros exames para avaliar a saúde das mamas.
#CombateAoCâncer