NOTÍCIAS

08-ABR-2020

PREFEITO ROBERTO DA VIÚVA PARTICIPA DE REUNIÃO COM GOVERNADOR CAMILO SANTANA E COM MAIS 130 PREFEITOS DO CEARÁ.

#Saúde POR PAULO SERGIO 08 DE ABRIL DE 2020

Cerca de 130 prefeitos de todas as regiões do Ceará participaram, na manhã desta quarta-feira (8), de reunião remota com o Governador Camilo Santana. O objetivo da iniciativa, articulada pela Aprece, foi tratar dos diversos assuntos urgentes relacionados ao trabalho de prevenção ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19) no Ceará. O foco do debate girou em torno de três eixos principais: medidas sanitárias, ações sociais e questões financeiras. O encontro contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, e do secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

A videoconferência foi aberta pelo presidente da Aprece, Nilson Diniz, que agradeceu a disponibilidade do governador e dos gestores municipais, elogiando o empenho e o comprometimento de todos em favor da população nesse momento de crise. Em sua fala inicial, o governador Camilo Santana ressaltou a importância do encontro, reafirmando sua disponibilidade de diálogo e trabalho conjunto com os gestores municipais. Ele elogiou a iniciativa da Aprece e todos os esforços da entidade no auxílio aos municípios nesse momento de contingenciamento da pandemia. Camilo reforçou a importância do isolamento social e de todas as medidas adotadas, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a superação desse grave problema global.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que é presidente de honra da Aprece, falou que as atuais circunstâncias exigem a atuação de grandes lideranças políticas e a união de todos para o compartilhamento de boas práticas e alternativas de sucesso. Ele explanou brevemente sobre situação geral dos casos da Covid-19 em Fortaleza, cidade que proporcionalmente tem o maior índice de infestação do país, ressaltando que o Ceará tem se destacado pelo número maior de testes realizados em comparação aos demais Estados.

Medidas Sanitárias

Iniciando o debate sobre o eixo das medidas sanitárias de combate ao vírus, falaram os prefeitos de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; de Reriutaba, Osvaldo Neto; e de Ipu, Sérgio Rufino. Os gestores abordaram questões como grande dificuldade estrutural dos municípios para atendimento à população em uma demanda tão intensa e imprevisível.

Também foram citadas as necessidades de ampliação e descentralização da rede de testagem para o Coronavírus, de aquisição de kits de testagem rápida e distribuição para todos os municípios. Outra pauta tratada nessa área foi a referência de pacientes com sintomas de média e alta gravidade nos municípios pequenos e médios, para os serviços de alta complexidade. Os prefeitos também questionaram sobre os critérios de distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos.

Camilo Santana informou, ao falar sobre as medidas sanitárias, que novos leitos de UTI estão sendo disponibilizados nos hospitais regionais e que aguarda a chegada de uma grande compra de equipamentos, prevista para o próximo dia 15, e que todas as medidas possíveis para acelerar o processo foram adotadas.

Ações Sociais

A prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira, e o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, abordaram as pautas sociais. Foi reforçada a importância da decretação de calamidade pública como forma de liberação do município de algumas restrições fiscais e legais que impediriam a adoção de ações e medidas contundentes nesse momento de enfrentamento. Nessa área foram abordadas temáticas como: campanhas maciças e integradas de sensibilização da população; alternativas para a produção de máscaras caseiras reutilizáveis; solicitação de liberação dos recursos da Assistência para benefícios eventuais de modo flexibilizado; entre outras.

Nesse eixo do debate, Camilo Santana falou sobre as medidas na área social (benefícios nas contas de energia e água e compra de 200 mil botijões de gás), além da antecipação do Cartão Mais Infância; e as medidas econômicas como a isenção de impostos para micro e pequenas empresas por 90 dias, entre outras ações. "O Estado continuará sendo parceiro dos municípios para que a gente possa fazer essa travessia da melhor forma possível, minimizando os efeitos para a população. Reforço, ainda, a importância do distanciamento social em todas as cidades, mesmo aquelas que não têm casos registrados", frisou o governador.

Outra demanda dos gestores é acionar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que eles obriguem os bancos a se responsabilizarem pela organização das filas externas dos estabelecimentos bancários. "Temos mais de 500 bancos no Estado. Se a gente coloca um funcionário da prefeitura em cada um, eu tenho pelo menos 500 funcionários públicos trabalhando em prol dos bancos, que é uma categoria que ganha muito dinheiro no país", pontuou Nilson Diniz.

Questões financeiras

Também foi discutido apoio a demandas nacionais que podem ter impacto sobre a renda da população, como a liberação do Garantia Safra a agricultores e agricultoras do Estado. Os municípios também estão preocupados com a queda na arrecadação a partir, principalmente, dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do ICMS e do Fundeb.

"Todos nós vamos enfrentar um problema muito sério que é o de recursos, orçamentos e receitas. Tenho conversado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para que a gente tenha mecanismos que deem garantias para que municípios e estados possam garantir as ações essenciais à população", afirmou o Governador Camilo Santana, sobre a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A proximidade de um feriado prolongado também foi apontada como grande preocupação pelos gestores, tendo em vista o deslocamento entre os municípios, especialmente entre a Capital e o Interior. Os prefeitos de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de Sobral, Ivo Gomes, ressaltaram a preocupação com a chegada da Semana Santa. "É muito importante uma orientação nossa para evitarmos as viagens. Vou fazer isso aqui em Fortaleza, porque aqui é onde há a maior incidência (de casos) e há uma possibilidade real de casos assintomáticos irem ao interior e contaminarem as pessoas", disse Roberto Cláudio.

Sobre esse assunto, o governador se comprometeu a avaliar uma medida que possa garantir bloqueios ou outras ações para reduzir os fluxos.

No encerramento da reunião, o presidente da Aprece agradeceu a abertura do Governo do Estado para o diálogo com os municípios e reafirmou a importância desse trabalho próximo e bem coordenado para garantir os melhores resultados na luta contra o Coronavírus no Ceará.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Turminhas do Projeto TEAcolher e do Programa Criança Feliz visitam o espaço L8 Arena!

Um dia especial de muita atividade física e brincadeiras, diversão e animação.

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguaruana realiza entrega de Kits Bebês para gestantes do Município!

Os kits entregues são compostos por itens essenciais para os cuidados com os bebês.

#Lazer Há 3 dia(s)

Turma da melhor idade visita Praia de Canoa Quebrada, em Aracati!

O momento foi de confraternização, com a finalidade de gerar interação dessa galera que é só alegria e merece cuidado e respeito.

#Educação Há 3 dia(s)

Escola Raimundo Farias em fase final de obras, recebe nova mobília!

Em sua nova estrutura para receber nossos estudantes.

#Obra Há 3 dia(s)

Obra do novo Correia Lima avança a passos largos!

Em breve mais uma unidade educacional novinha para nossos jovens e adolescentes da Terra da Rede.

#Obra Há 3 dia(s)

Travessa Frei Damião está de cara nova!

A rua do bairro Tabuleiro é mais uma via que recebe calçamento em paralelepípedo.

#Cultura Há 5 dia(s)

Prefeitura de Jaguaruana por meio da Secretaria de Cultura e Turismo convida a todos a celebrar a chegada do Papai Noel

Haverá carros saindo das comunidades até o Centro! Não fique de fora dessa!

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito