O INPI conferiu à cidade a primeira Indicação Geográfica (IG) de Procedência do Ceará por reconhecer o caráter exclusivo, único e identitário das redes produzidas na região.
Há exatos 2 anos, Jaguaruana tornou-se referência nacional na produção de redes de dormir.
O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) conferiu à cidade a primeira Indicação Geográfica (IG) de Procedência do Ceará por reconhecer o caráter exclusivo, único e identitário das redes produzidas na região.
O Nutec iniciou sua participação no projeto da IG de Jaguaruana ainda em 2019, quando elaborou uma ampla pesquisa para o desenvolvimento do Caderno de Especificações Técnicas, do Dossiê Histórico e do Instrumento de Delimitação Geográfica. Todos os documentos são pré-requisitos para a solicitação da certificação.
No dia 14 de fevereiro de 2020, em nome da Asfarja, o Nutec protocolou o pedido de IG junto ao INPI. A concessão aconteceu pouco mais de um ano depois, em 25 de maio de 2021.
"A indicação geográfica imprime a marca da interiorização do desenvolvimento e consagra o empreendedorismo histórico de Jaguaruana na produção de redes de dormir", comemora Francisco Magalhães, presidente do Nutec.
Leia mais: www.nutec.ce.gov.br
#jaguaruana #nutec #secitece #governodoceara