Ao todo o município recebeu do Ministério da Saúde 191 doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Nesta terça-feira (19) o município de Jaguaruana iniciou a vacinação contra a COVID-19 do plano de vacinação nacional contra o coronavírus. Profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos foram os primeiros a serem vacinados. Ao todo o município recebeu do Ministério da Saúde 191 doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O prefeito de Jaguaruana, Elias Oliveira, acompanhou o início da campanha de vacinação no PSF Sede 1, no Centro.
A técnica de enfermagem Gorete Oliveira foi a primeira jaguaruanese imunizada pela primeira dose da vacina aplicada pela técnica de saúde Edileuza Caravalho. "Agradeço a Deus e a todos por ser a primeira pessoa a receber a vacina em Jaguaruana. É esperança depois de tantas lutas por causa desse vírus", comentou Gorete.
Também foram vacinados os profissionais Sandra Ramrez Ramrez, médica do Saúde da Família, Vitor Ranier Viera, médico do Saúde da Família, a enfermeira Suzana Liberato e a técnica de enfermagem Francisca Edileuza Carvalho.
De acordo com o prefeito Elias Oliveira o momento é de esperança e gratidão. "Fizemos questão de começar essa vacinação pelos nossos profissionais de saúde que tanto lutaram contra a COVID em nossa cidade. Vivenciamos um momento histórico. Vamos manter contato com as autoridades para a chegadas de mais doses. Até lá devemos seguir com o isolamento social e usando sempre máscaras", lembrou o gestor municipal.
O município seguirá as diretrizes do plano nacional de vacinação contra a COVID determinados pelo Ministério da Saúde que prevê nesta primeira etapa a imunização dos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, garantiu o secretário Nalo Quirino. "Amanhã continuaremos com agilidade e rapidez e a partir de agora sempre que recebermos novos lotes vamos dar máxima agilidade à vacinação concentrada no primeiro momento no Antigo SESP, em seguidas na unidade que trata dos pacientes de COVID, depois nos PSFs e postos de saúde sempre que os imunizantes chegarem ao município".
As primeiras doses foram recolhidas em Russas pelo secretário Naldo Quirino e o coordenador de epidemiologia, Caio Barbosa.
Acompanharam a vacinação os vereadores José Melo Mota, Alexandre Quirino, Paulo de Tarso e Jurandir Abreu.