O projeto será implantado em apenas 24 cidades, entre elas Jaguaruana, após afirmação do compromisso realizado esta manhã pelo prefeito Elias Oliveira em solenidade
O município de Jaguaruana passou a aderir ao processo de implantação de ações com foco na educação infantil, parentalidade, gestão e cidade desenvolvido pelo Governo do Ceará. O projeto será implantado em apenas 24 cidades, entre elas Jaguaruana, após afirmação do compromisso realizado esta manhã pelo prefeito Elias Oliveira em solenidade com a participação da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, da secretária Eliana Estrela (Seduc) e do secretário executivo Francisco Ibiapina (SPS).
Segundo o executivo estadual os projetos terão catáter de avaliação a qualidade do ensino e elaborar os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil do Ceará, além de capacitar gestores municipais. No eixo parentalidade, será implementado o Programa ACT, que visa fortalecer a criação de uma criança prevenindo os maus tratos e a violência no presente e no futuro; e ainda apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, com o projeto Crescer Aprendendo.
Contemplado as ações de gestão, haverá a realização de pesquisa amostral das famílias contempladas pelo Cartão Mais Infância Ceará, com o objetivo de avaliar a parentalidade e o perfil das famílias beneficiadas. Já com a iniciativa Urban95, no eixo cidades, pretende-se promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros cinco anos cruciais da vida das crianças.
Para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o trabalho com os municípios possibilita um avanço nas políticas públicas adotadas no Estado. "O trabalho exitoso que o Ceará apresenta em suas ações se dá pela forte parceria com os municípios, independente das diferenças partidárias. Essa união é fundamental na execução de políticas públicas, com foco nos que mais necessitam. Com o programa Mais Infância Ceará, o Estado segue investindo e priorizando as crianças cearenses", salienta.