A equipe do CAPS Jaguaruana em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguaruana realizou ao longo do mês várias ações com o objetivo de chamar a atenção
Mente sã corpo são. O primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental. As ações desta campanha buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, mas como emocionais para o melhor equilíbrio e bem estar.
A equipe do CAPS Jaguaruana em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguaruana realizou ao longo do mês várias ações com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental que vem sendo afetada em todo o mundo principalmente neste momento de pandemia.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das entre as américa com o maior número de pessoas depressivas, equivalentes à 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).
A ação neste ano foi dada ênfase a questão do combate a pandemia contra o COVID-19, realizando ações, palestras, sala de espera com os pacientes, acolhimento orientando sobre a questão da importância da saúde mental junto aos cuidados e precauções buscando promover um pacto pela saúde mental em meio a pandemia da COVID-19.
Essa campanha faz alusão ao início do ano, considerando Janeiro como uma página em branco para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem estar da saúde mental.
Na ocasião foram distribuídas máscaras e álcool em gel com a parceria da Secretaria de Assistência Social.