Medida gera economia e segurança às famílias.
Diferente do que era antes, quando o teste do pezinho era realizado na sede do Centro de Saúde, a Prefeitura de Jaguaruana resolveu promover o teste do pezinho nos recém-nascidos em suas residências na visita puerperal. A ação já teve início no PSF São José e no PSF Tabuleiro, por determinação da Secretaria de Saúde através do Prefeito Elias Oliveira e do Secretário Naldo Quirino. As demais equipes dos PSFs estão sendo capacitadas para que o serviço possa chegar às outras regiões do município.
Com os riscos e o desafios de manter um dos exames mais importantes da triagem neonatal realizados em recém-nascidos, a medida relembra a defesa promovida no Dia Nacional do Teste do Pezinho, a ser lembrada em 6 de junho. Na avaliação da gestão é possível que a medida gere economia financeira e de tempo uma vez que as mães puérperas (em resguardo) precisavam ir até o Centro de Saúde para realizar o exame. Hoje esse serviço começou ser ofertado de forma descentralizada nas comunidades.
Realizado a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, local que traz menos riscos para a criança, além de ser de acesso fácil e de boa vascularização, o teste é feito como forma de prevenção, e permite identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).