De janeiro a abril o município atingiu o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,16. Isso reflete a qualidade do atendimento à população pelas equipes de Saúde da Família.
Nos primeiros quatro meses deste ano, a avaliação do desempenho na atenção básica em Jaguaruana pelas equipes do Programa Saúde da Família alcançou pontuação suficiente para ranquear o município na 5ª posição entre as 184 cidades cearenses. O indicador estabelecido pelo Ministério da Saúde classifica o quadrimestre desempenhado em 2021 como o mais bem avaliado da região do Litoral Leste/Vale do Jaguaribe.
O destaque de 1º lugar na região e o 5º no estado se deve pela avaliação de sete indicativos: (1) proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; (2) proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; (3) Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; (4) saúde da cobertura de exame citopatológico; (5) cobertura vacinal de Poliomielite e de Pentavalente; (6) Doenças crônicas Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; (7) percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
De janeiro a abril o município atingiu o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,16. Isso reflete a qualidade do atendimento à população pelas equipes de Saúde da Família.
De acordo com o secretário Naldo Quirino, outro indicador em que o município se destaque é o de Capitação Ponderada. "Quando iniciamos o ano de 2021 a quantidade de pessoas cadastradas era de 31.529 e ao final desse quadrimestre, com incentivo do prefeito Elias Oliveira, atingimos a marca de 34.242 registros. Todo esse trabalho é resultado do empenho de todos os profissionais envolvidos desde o cadastramento das famílias, atendimento e monitoramento das nossas 15 unidades de Saúde da Atenção Básica", ressaltou o gestor.