Eles participaram de uma palestra com o coordenador do AJA na Região Leste, Abelardo Diógenes, e o secretário de Meio Ambiente Genivaldo Marques.
Aconteceu ontem, sexta-feira (13), o primeiro encontro técnico com participantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), uma iniciativa do Governo do Ceará pioneira em todo o Brasil visando estimular os jovens a participarem de projetos sustentáveis.
Em Jaguaruana o encontro foi realizado na Câmara de Vereadores com a presença dos alunos inscritos no 1° Edital. Na ocasião eles participaram de uma palestra com o coordenador do AJA na Região Leste, Abelardo Diógenes, e o secretário de Meio Ambiente do município, Genivaldo Marques.
Os jovens inscritos neste edital em nossa cidade já estão recebendo o apoio financeiro e capacitação para o desenvolvimento de projetos sustentáveis com o total apoio da administração do prefeito Elias Oliveira por meio da Secretaria do Meio Ambiente.
O Curso tem carga horária de 60hs, 7 módulos e Certificação (Sema- EGP- IFCE), Modalidade Ensino á Distancia (EaD), com o objetivo de capacitar os jovens para a promoção da Educação Ambiental, Incentivar a atuação dos jovens em sua comunidades, desenvolvimento da autoestima e pertencimento comunitário, e qualificação profissional na área ambiental.
A iniciativa também amplia oportunidades de geração de renda, além de fortalecer o protagonismo juvenil. Tem auxílio financeiro no valor de R$200,00 mensal, curso de formação, seguro acidente, fardamento e certificado de AJA.
Para Jaguaruana foram disponibilizadas 62 vagas. O primeiro encontro foi "um momento de acolhimento para explicar as diretrizes e a metodologia do programa", destacou o secretário Genivaldo, que também foi acompanhado pelos secretários Naldo Quirino, Sergio Adriano, Reginaldo Façanha e Ilard Carneiro.