O trecho de 35km foi inaugurado esta manhã pelo governador Camilo Santana, com o prefeito Elias Oliveira, deputados, secretários de estado e lideranças.
Nesta quarta-feira foi inaugurada em Jaguaruana a nova CE-263, denominada Rodovia Abelardo Gurgel Costa Lima. O trecho de 35km foi inaugurado esta manhã pelo governador Camilo Santana, com o prefeito Elias Oliveira, deputados, secretários de estado e lideranças, entre eles a ex-prefeita Ana Teresa.
O novo asfalto substitui a estrada de terra antes existente e também facilita a ligação com Icapuí. Antes, a cidade contava com apenas um acesso asfaltado, ligado à BR-116 e também com conexão com a CE-123, no sentido Itaiçaba. O atual percurso proporciona mais possibilidades de deslocamento para a população e a produção do município.
Lailson dos Santos, autônomo e morador da região, utiliza a estrada diariamente para ir ao trabalho. "Antes da obra, a estrada estava ruim e agora ficou um tapete até para mim que sou ciclista", comemorou.
A expectativa é que a CE-263 asfaltada também impacte positivamente a cadeia produtiva das redes de Jaguaruana, que é referência como tradicional polo produtor da peça, tanto a partir da manufatura artesanal familiar, quanto da confecção industrial das fábricas têxteis que se concentram no local. Com 34 mil habitantes, Jaguaruana é a primeira cidade do Ceará a receber a certificação de Indicação Geográfica (IG) de Procedência do Inpi, por meio do trabalho da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), realizado pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).
De acordo com a SOP, a pavimentação da CE-263, com tratamento superficial duplo (TSD), apresenta segmentos diferenciados, como a passagem molhada - uma forma de dar travessia ao curso d'água nas rodovias - cruzando o Rio Jaguaribe. Conta também com piso intertravado ao passar pelas localidades de Antonópolis, em Jaguaruana, Fazenda Queimadas e Cajazeiras, em Aracati, algo que resulta em um trânsito mais seguro e ambientalmente adequado para essas comunidades.